Diretores do CRECI reuniram-se com a presidente e o diretor financeiro do CREA, respectivamente Rosa Tenório e José Alencar, a fim de complementar os entendimentos que norteiam os corretores de imóveis como avaliadores de imóveis mercadológicos, além de discutir a expansão dessa atividade.
O avaliador mercadológico é incumbido de calcular o valor de mercado de um imóvel para diversos fins, como compra e venda, locação, partilha de bens em uma herança, garantias hipotecárias, cálculo de indenização e valor para efeitos fiscais, entre outros.
O corretor de imóveis, desde a promulgação da Lei 6.530/78, está habilitado a ser avaliador e elaborar o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), que é o documento no qual é apresentada, com base em critérios técnicos, uma análise de mercado com vistas à determinação do valor comercial de um imóvel.
Para os avaliadores, o CRECI indica a leitura completa da Resolução COFECI 1066/2007 e do Ato Normativo 001/2011, que podem ser encontrados no portal do Cofeci (www.cofeci.gov.br). “Também recomendamos aos corretores a participação em cursos e palestras referentes a esse campo de atuação”, disse o seu presidente Sergio Cabral.
Também participaram da reunião os diretores do CRECI: Benjamim de Brício, Tales Cardoso, Fernando Oiticica, César Pássaro e Carlos Almeida, além do diretor do COFECI, Vilmar Pinto.
Imagens: