Alta do mercado imobiliário faz crescer busca por apartamentos em centros turísticos

As previsões de retomada do mercado imobiliário seguem positivas. Uma pesquisa da Datastore Series aponta que mais de 12 milhões de famílias brasileiras pretendem comprar um imóvel nos próximos 24 meses. O estudo foi divulgado no fim do ano passado e mostra que o número de interessados na compra está se aproximando ao patamar do período pré-pandemia.

A busca por apartamentos em centros turísticos teve um grande aumento nos últimos anos, uma vez que esse tipo de cidade costuma reunir diferentes opções de entretenimento e lazer para os visitantes, que também acabam sendo aproveitadas pelos moradores. Nas áreas mais privilegiadas, ainda há o fato de ter o essencial muitas vezes próximo à sua residência, como supermercados, bancos, escolas e shoppings.

Para somar a esses benefícios, as construtoras investem cada vez mais em segurança e áreas comuns completas e modernas, que incluem opções como academia, espaço kids, salão de festas, piscina e salas de jogos.

Por que viver em uma cidade turística litorânea?

Morar em uma cidade que tem como importantes diferenciais o mar, a cultura e opções únicas de lazer, significa ter muitas oportunidades de entretenimento e mais qualidade de vida.

As altas demandas dos turistas exigem a criação de eventos e atividades incomuns aos grandes centros urbanos. Na maioria das vezes, essas atividades envolvem a natureza e o que está ao redor dela, como restaurantes com culinárias diferenciadas, trilhas, praças arborizadas, áreas verdes, bares e muito mais.

Além disso, os próprios passeios na praia são atividades únicas e agradáveis, que permitem explorar mais da cidade e de suas belezas, tornando ainda mais especial a experiência de moradia.

Em geral, quem opta por viver em uma cidade turística litorânea pode desfrutar de benefícios como:

Aumento da qualidade de vida, mas sem abrir mão das facilidades da cidade, com praias, praças e opções de lazer disponíveis com toda a excelência e segurança de uma infraestrutura voltada para receber visitantes de outros locais;

Mais saúde, com um ambiente favorável a caminhadas, ciclismo, surf, entre outros esportes e exercícios físicos, além de uma maior exposição ao sol, que está relacionada à absorção de Vitamina D, ligada ao aumento de cálcio no organismo e à melhoria do humor;

Melhoria na alimentação, com peixes e frutos do mar mais acessíveis. É excelente para quem gosta desse tipo de prato e ainda favorece a ingestão de ômega-3, que melhora a memória, previne doenças e controla os níveis de colesterol;

Maior contato com a natureza, que vai muito além da praia, incluindo também áreas de preservação, trilhas, cachoeiras, parques, entre outras opções voltadas aos mais diversos gostos e estilos de lazer;

Garantia de entretenimento e gastronomia, com ampla oferta de restaurantes, bares e até baladas, que enriquecem as experiências dos turistas, mas também beneficiam os residentes;

Valorização do imóvel, seja para vendas futuras ou mesmo para aluguéis nas temporadas, pois as cidades turísticas litorâneas sempre têm a garantia de que o apartamento terá seu valor mantido ou ampliado.

E por que a Grande Florianópolis?

A variedade de Florianópolis está atraindo cada vez mais moradores à capital. Inclusive, esses fatores a destacam em todo o continente. No ano passado, por exemplo, o site Tourist Maker colocou a “ilha da magia” no primeiro lugar em sua lista de melhores cidades para se viver na América do Sul.

Além das riquezas naturais, Florianópolis é apontada também como a capital da qualidade de vida, com boas oportunidades de negócios gerados pelo turismo local e uma demanda de empregos crescente. Seu grande diferencial é justamente unir as possibilidades da cidade com as conveniências do turismo.

Todos esses benefícios, por si só, são excelentes motivos para investir em um grande centro turístico como Florianópolis. Contudo, a alta do setor imobiliário faz com que o momento seja ainda mais favorável para a compra de um apartamento.

Além da Selic baixa, outros fatores fazem com que o mercado esteja aquecido. Bons exemplos são o crescimento na busca por imóveis no Sul, o aumento de vendas líquidas e a valorização dos preços, que também já citamos em artigos anteriores.

Como investir do jeito certo?

É preciso que se saiba que a localização é um fator de grande influência no preço de um imóvel, assim como no seu potencial de valorização. Além de sua importância na valorização da moradia e por questões como segurança, o bairro em que o condomínio está localizado é um fator que interfere diretamente no cotidiano.

Sendo assim, depois de definir o tipo de estrutura que você deseja que o imóvel tenha, procure por uma localização que permita ter o cotidiano que você quer.

Na Grande Florianópolis, os grandes destaques em termos de infraestrutura, lazer e serviços são os bairros Centro, Estreito e Novo Estreito, além de Campinas, que fica em São José.
Fonte: G1

outras Notícias

Rolar para o topo