2º Siplad conscientiza corretores de imóveis no sistema global de combate à lavagem de dinheiro

Sistema Cofeci-Creci está realizando o 2º Siplad (Seminário Internacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo no Mercado Imobiliário) nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2024, em São Paulo-SP. O evento conta com palestras e especialistas que apontam desafios a serem superados e iniciativas implementadas para aumentar o engajamento de representantes do mercado imobiliário no combate aos crimes financeiros.

O grande propósito do evento foi conscientizar e obter o engajamento dos corretores de imóveis no sistema global de combate à lavagem de dinheiro. Para incentivar essa mobilização, algumas alternativas foram sugeridas, como a divulgação de estatísticas sobre a contribuição do setor e a cooperação com entidades de outros setores econômicos.

No mercado imobiliário, o Sistema Cofeci-Creci atua como supervisor e orientador daqueles que são obrigados a contribuir com o controle e a prevenção dos crimes financeiros, como corretores de imóveis e imobiliárias. A Declaração de Não Ocorrência de operações ilícitas nas transações de compra e venda de propriedades é a ferramenta utilizada para cumprir essa obrigação. O documento está disponível no site do Cofeci, onde o corretor ou empresa imobiliária declara não ter atuado em intermediações suspeitas no ano anterior.

Os funcionários do Creci-AL, Wemenson Oliveira, Lucilene Monteiro e Ádla Karyna, juntamente com o conselheiro Vilmar Pinto, que também é diretor do Cofeci, tiveram uma participação destacada no evento e foram certificados neste sentido.

Imagens

outras Notícias

Rolar para o topo