Mercado imobiliário comemora sétima redução seguida redução da Selic

O mercado imobiliário comemora mais um notícia positiva para quem quer comprar seu imóvel para moradia ou investimento: a redução da taxa Selic para 3% , o menor nível da história.

Esta foi a sétima redução seguida na taxa básica de juros e, apesar de não ser uma surpresa para o mercado, a redução de 0,70 ponto percentual mostrou a disposição do Banco Central de “dar o estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da Covid-19”.

A redução da Selic vem se juntar a outras medidas anunciadas pela Caixa Econômica Federal para incentivar o setor da construção civil e imobiliário no país, já que pode aquecer o financiamento imobiliário.

As taxas de juros para financiamento imobiliário já estão em níveis baixíssimos, em torno de 5,00% por cento ao ano no segmento do Minha Casa Minha Vida. Apenas para efeito de comparação, as taxas para financiamento de veículos estão em média em 30% a.a., os juros rotativos do cartão de crédito em 60% a.a. e o crédito direto ao consumidor podem chegar a exorbitantes 90% a.a. ao ano.

Imóveis Para Investimento E Moradia

Para quem busca um imóvel como investimento o mercado reserva excelentes oportunidades. Enquanto os rendimentos de renda fixa desestimulam qualquer investimento, quem investe do setor imobiliário consegue taxas de retorno próximas de 30% ao ano com segurança e liquidez.

Hoje não existem no país juros menores do que os do financiamento para imóveis, tornando o sonho da casa própria uma realidade para quem se dispões a dar o primeiro passo.

Em muitos casos a parcela do financiamento de uma casa, sobrado ou apartamento fica menor ou igual ao valor de um aluguel de imóvel similar.

Fonte: Torresul Imobiliária