Medida anunciada pela Caixa deve facilitar financiamento da casa própria

O anúncio da Caixa Econômica Federal sobre a possibilidade de incluir o valor do ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e os custos cartorários em novos contratos deve diminuir a barreira de entrada para novos financiamentos da casa própria.
Apesar de a medida aumentar o valor total do financiamento, ela reduz o valor que o comprador deve ter à mão para dar entrada no processo. Assim, facilita a compra do imóvel, de acordo com especialistas ouvidos pelo UOL.
Segundo Gilberto Braga, professor do Ibmec-RJ, para fazer um financiamento pelo Caixa, o cliente precisava arcar com: Entrada, equivalente a 20% a 30% do valor total do imóvel
Custos com escritura e certidões

ITBI
O ITBI é um tributo municipal cobrado do comprador em toda transação de compra e venda de imóvel. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o ITBI corresponde a 3% do valor venal do imóvel.
Outros bancos já ofereciam a possibilidade de incluir custos cartorários e ITBI no financiamento. Mas como a Caixa controla cerca de 70% do mercado de crédito imobiliário, a medida só agora será popularizada.